Australia - Perth, Western Australia

 

Perth é a maior cidade do estado de Western Australia, a quarta maior cidade da Austrália com um milhão e novecentos mil habitantes e uma das cidades que mais cresceu nos últimos cinco anos, localizada aonde o rio Swan River encontra a costa sudoeste da Austrália. 

perth1.jpg

Foto por Isabelle Haubrich, Nikon D6000.

Perth é considerada uma das metrópoles mais afastadas do mundo, isso porque a cidade grande mais próxima é Adelaide, que fica a 220km de distância.

perth2.jpg

Em 1970 o governo resolveu derrubar boa parte dos prédios coloniais para construir prédios "arranha-céus" com o objetivo de mostrar a riqueza da cidade. A cidade é às margens do rio swan, esse rio tem 61km de comprimento, e 121 mil km de água, Perth está apenas a 20km do oceano indico. 

Perth tem um central park também, assim como New York City, sabe? Só que bem maior... sim, BEM MAIOR! O Kings Park tem 4 milhões de metros quadrados, eu não estou viajando... pode colocar no google, eu espero. Bom os quatro milhões de metros quadrados de área verde e uma bela vista para a cidade e para o rio Swan, o Kings Park, situado no topo do Mount Eliza, é um local popular para piqueniques, caminhadas e corridas.

E no Kings Park tem o State War Memorial, que é um memorial gigante e lindo homenageando todos os Australianos que morreram em alguma guerra em que o commonwealth já se meteu. 

perth3.png

Uma coisa muito legal de Perth é que os ônibus que rodam dentro do CBD, que é o centrão da cidade são gratuitos. São os chamados CATs. 

Eu confesso que para uma cidade de dois milhões de habitantes, Perth é meio "ghost town" em alguns momentos. Aqui é bastante calmo, raros são os engarrafamentos, a vida noturna não é tão agitada, porém é lindíssimo. O tanto de atração a céu aberto, praias, parques e etc, fazem você esquecer que a vida noturna não é lá essas coisas. 

No centro de Perth tem uma rua chamada, Hay St, que tem uma parte onde só existem lojas de luxo estilo Prada, Chanel, Louis Vuitton. Essa rua é bem bonitinha, vale o passeio. 

 

Recentemente eu fiz um vídeo mostrando melhor o centro de Perth, então para quem quiser dar uma olhada, está aqui:

O que poucas pessoas sabem, é que do centro de Perth, se você andar só 3,7 km você chega na Heirrisson Island, que é uma ilha que fica em east Perth e lá tem 5 cangurus fofos, soltos, que você pode chegar na ilha, procurar eles e tirar boas fotos. 

perth4.jpg

 


 

Existem regras a serem seguidas quanto aos cangurus. Vale lembrar que eles não são animais domesticáveis, então vale o respeito pelo bicho. Eles são super fofos, porém tem uma unha enorme nas patas que servem como arma caso eles se sintam ameaçados. E por favor, não alimentem os bichinhos. O governo manda uma pessoa lá todos os dias para tomar conta deles, e alimanta-los devidamente, com alimentos que eles podem comer na hora certa.

Aqui em Western Australia é bem comum você ver canguru, obviamente que eles não ficam super soltos pela rua, até porque eles morreriam atropelados. Mas antes de vir para a Austrália eu tinha dúvidas se era fácil ver cangurus, ou se é igual ver arara no Brasil... Tem? TEM! Mas não vemos toda hora. 

 

Eu também fiz um vídeo desse dia com os cangurus, se tiver interesse, cá está: